Quem somos

O Movimento de Apoio à Agricultura Familiar – INSTITUTO AGROVIDA – foi fundado por estudantes de graduação do curso de Engenharia Agronômica em 2003, na cidade de Cruz das Almas, Bahia. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento rural por meio da assistência técnica e extensão rural de base agroecológica. Esse trabalho se baseia na organização coletiva por meio do associativismo e cooperativismo, bem como na Economia Solidária. 

O movimento também se dedica a contribuir com a formação profissional e cidadã dos estudantes, visando aprimorar o atendimento e acompanhamento futuro nas áreas rurais e promover o Desenvolvimento Rural Sustentável. Os eixos de atuação abordados pelo AGROVIDA incluem desenvolvimento rural, agroecologia, Economia Solidária, agricultura familiar, gênero, juventude rural, organização social, políticas públicas, segurança alimentar e nutricional, soberania alimentar, educação do campo e outros tópicos relacionados ao empoderamento da agricultura familiar.

O AGROVIDA tem como missão promover o debate sobre a Assistência técnica e Extensão Rural na formação dentro da academia, o diálogo entre os estudantes, professores e agricultores familiares, bem como a organização dos agricultores e das agricultoras familiares nos territórios de identidade da Bahia, colaborando para a construção de um modelo de desenvolvimento rural sustentável e solidário, com qualidade de vida e dignidade no campo. 

Prezamos por desenvolver e experimentar metodologias participativas no contexto da Agricultura Familiar por meio de princípios educativos baseados na Agroecologia, para estimular parceiros, com diálogo local e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, visando a construção de políticas públicas para os povos do campo.

Visão

Ser uma referência nacional e internacional na promoção da agroecologia, agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável.

Missão

Promover o debate sobre a Assistência Técnica e Extensão Rural de base agroecológica, o diálogo entre os estudantes, professores e agricultores familiares, bem como sua organização coletiva, colaborando para a construção de um modelo de desenvolvimento rural sustentável e solidário, com qualidade de vida e dignidade no campo.

Valores

Comprometimento com a promoção da agroecologia e agricultura familiar como formas de desenvolvimento rural sustentável; Respeito à diversidade cultural, de gênero e de geração, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades; Responsabilidade socioambiental, promovendo a conservação dos recursos naturais e a segurança alimentar e nutricional das comunidades rurais.

Diretoria

Gestão 2023 – 2027 (Conselho Administrativo):

Diretora Geral: CELIANE RODRIGUES DE OLIVEIRA Formação: GESTÃO FINANCEIRA
Diretora Administrativa: KARINE DA SILVA SIMÕES Formação: Engenheira Agrônoma
Diretor Financeiro: ANTÔNIO JILSON CRUZ DIAS Formação: Tecnólogo em Agroecologia
Diretor de Formação: FAGNER CORREA DE SOUZA Formação: Engenheiro Agrônomo
Diretora de Políticas Afirmativas: JULIANA CATUREBA SOUZA Formação: Letras

Instituição certificada

Nossa organização é reconhecida e certificada por adotar políticas efetivas de igualdade de gênero, além de atuar ativamente na defesa das mulheres contra discriminação, assédio e violência sexual. O Selo Lilás é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, baseada na Lei Estadual 14.343 de 10/08/2021, sancionada em 2023 por decreto do governador Jerônimo Rodrigues e regulamentada pela SPM.